11/04/2025 às 01:00 Caleidoscorpos Reflexão

Os caminhos da I.A.

4
2min de leitura

Hoje eu estava pensando sobre a Inteligência Artificial e sobre os possíveis reais propósitos dela, da forma como tem sido apresentada a nós. Com o uso da IA, cada vez menos temos de pensar em processos, em caminhos, em possibilidades. A gente entra lá no site (qualquer que seja ele, de IA), coloca algumas diretrizes e ele entrega um “produto” pronto: pode ser uma imagem, um texto, quem sabe até um livro. Parece muito tentador fazer as coisas com tamanha facilidade, mas vamos pensar um pouquinho mais sobre isso?


Nosso cérebro é um órgão, mas ele tem uma “função” muito sensacional: ele pode ser exercitado, como se fosse um músculo. Para isso, precisamos estimulá-lo: ler, escrever, pensar, fazer desafios de memória, com imagens, palavras. Se usamos a IA e cortamos esse processo todo (que seria pesquisar, pensar, resolver desafios etc.), o que isso quer dizer? Que estamos perdendo a capacidade de pensar. Com isso, perdemos também a capacidade de analisar criticamente as situações. E uma mente que não pensa e não consegue fazer uma análise crítica é uma mente facilmente dominável e manipulável.


Então o que está realmente por trás de uma IA que está sendo introduzida nas nossas vidas de maneira que estamos deixando de criar? De maneira que nos atenhamos às funções logísticas e produtivas e não à arte, ao processo, ao pensar? Dominação em massa? Manipulação ideológica? Qual o objetivo de suprimir a arte feita por seres humanos? O que a arte representa na humanidade? Questionamento que eu acho importantes nos fazermos, agora e sempre.


Aqui, nos meus trabalhos, não tem IA, não tem manipulação digital. Tem muito processo, muito pensamento, muita arte feita “na vera”. Tudo o que vocês veem nas minhas fotos realmente aconteceu (e não apenas nas fotos de pintura, que parecem ter sido feitas digitalmente – mas não foram).

Pintura e fotografia por mim. | Modelo: Lara Montenegro.

11 Abr 2025

Os caminhos da I.A.

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

11 de Abr de 2025

Pressões

11 de Abr de 2025

Dual

23 de Mar de 2025

Respeito